Cadastre-se e receba nosso Informativo
periódico!
Nome:
E-M@il:
 



As principais indicações de uretrocistoscopia em uroginecologia são:

  • Suspeitas de fístulas;
  • Suspeitas de divertículos uretrais;
  • Hematúrias persistentes;
  • Infecções urinárias de repetição;
  • Presença de sintomas irritativos resistentes aos tratamentos convencionais;
  • Suspeita de litíase vesical;
  • Suspeita de neoplasias vesicais;
  • Estadiamento clínico de neoplasias genitais.

          Um largo espectro de achados endoscópicos pode estar presente, indo desde alterações fisiológicas até patologias intrínsecas da bexiga e uretra. Muitas vezes é difícil estabelecer uma relação de causa e efeito entre os achados e os sintomas.

          Valoriza-se o aspecto da mucosa uretral, sua vascularização e trofismo, sensibilidade e maleabilidade da uretra, presença de processos inflamatórios e divertículos.

          O exame da bexiga deve compreender, sistematicamente, a identificação do trígono, localização e funcionalidade dos orifícios ureterais e aspecto das paredes vesicais. É possível o achado de trabeculações associadas a obstruções anatômicas ou funcionais, assim como à instabilidade do detrusor.

          A integridade da junção uretrovesical pode ser avaliada com a realização de manobras de esforço, que provocam, em pacientes normais, fechamento do colo vesical, enquanto nas incontinentes, ocorre abertura do colo e descida. Também, em casos de instabilidade vesical, a contração involuntária do detrusor provoca abertura do colo vesical com saída de urina pela uretra, além de movimentos das paredes vesicais.

          Em casos de deficiência esfincteriana intrínseca a inspeção da uretra pode mostrar falha de coaptação, com colo rígido e circular, presença de cicatrizes ou epitélio pálido sem maleabilidade, indicando dano neuromuscular, trauma, atrofia ou seqüela de radioatividade.

          Além das indicações diagnósticas, a uretrocistoscopia é tempo obrigatório na realização das cirurgias tipo sling, para verificação da integridade das paredes vesicais após as passagens das agulhas pelo espaço retropúbico.

Todos os direitos reservados à Urogin Serviços Medicos Ltda